“Os Desafios do Desenvolvimento Urbano em Cubatão” foi o tema do Papo com Paula da última quarta (09/09), com a participação dos arquitetos Carlos Roque e Brunno Henrique. Essa Live fez parte da apresentação das propostas da pré-candidata do PT a prefeita, Paula Ravanelli, no eixo Direito à Cidade, que integra o Plano de Governo Participativo da Frente do Povo (PT-PDT).
Roque lembrou das carências de Cubatão que ainda persistem em saneamento básico, com 34% da população ainda sem tratamento de esgoto e água tratada adequadamente. “Isso representa cerca de 40 mil pessoas “, afirmou o arquiteto e urbanista, que citou também as dificuldades de se encontrar áreas a valores razoáveis em Cubatão. Além das particularidades para se construir no Município casas populares, por causa dos altos custos de fundações, devido ao terreno arenoso e de mangue.
Brunno Henrique jogou luzes sobre a acessibilidade precária, principalmente de pedestres, principalmente os deficientes, em Cubatão, por causa de calçadas esburacadas e também para o ciclista, uma vez que as ciclovias e ciclofaixas no Município, quando existem, não são interligadas. Ele ressaltou também a falta de integração dos modais (tipos de transporte).
Paula, por sua vez, falou de uma das suas principais propostas, que é a implementação em etapas da tarifa zero no transporte público, inicialmente em apenas algumas linhas estratégicas na integração municipal. Paula enfatizou que Cubatão é muito descentralizada e que são necessárias mais opções de conexão entre os bairros e o Centro, uma vez que os equipamentos públicos estão concentrados na região central. A necessidade de um Novo Plano Diretor para Cubatão também foi colocada por Paula Ravanelli.
Confere no Canal Paula Ravanelli do YouTube a íntegra dessa Live: