O Diretório do Partido dos Trabalhador (PT) de Cubatão lança o seu Programa de Governo Participativo (PGP) neste sábado (dia 8) visando as eleições de novembro. Um evento virtual com transmissão pelas redes sociais está marcado para às 18 horas e vai contar com a participação de lideranças regionais e nacionais, como o deputado federal por São Paulo e secretário-geral do PT Nacional, Paulo Teixeira.
O PGP do PT de Cubatão, que tem a procuradora Paula Ravanelli como pré-candidata a prefeita, tem sete eixos, como Saúde, Educação e Cultura, contando com a colaboração de cerca de 200 técnicos reunidos ao longo dos últimos dois meses.
Um novo Plano Diretor da Cidade, uma vez que o atual data de 1998, é uma prioridade do PGP. “Por ser anterior ao Estatuto das Cidades (2001), o Plano Diretor necessita de uma grande revisão, com planejamento participativo envolvendo a população a partir de plenárias em todos os bairros”, explica Paula.
“O documento ainda está aberto, até por causa da sua natureza colaborativa. Vamos disponibilizar na internet uma versão simplificada e outra mais robusta”, explica a pré-candidata. “Ao longo dos próximos meses, a população tem acesso as propostas e vai poder colocar a sua opinião e as suas próprias ideias, que vamos analisar uma a uma”, afirma.
Paula Ravanelli, que pela primeira vez disputa um processo eleitoral, acredita que muitas dos desafios de Cubatão têm soluções simples, que necessitam apenas de iniciativa do poder público para solução. “Já outros, como Habitação, necessitam de mais recursos, planejamento urbano e regularização fundiária, por meio de convênios com o Estado e a União, além de parcerias com a iniciativa privada”, avalia.
Segundo o coordenador do PGP, Caio César Leite Martins, elaborar o PGP foi uma importante tarefa para debater a Cidade, compreender a sua multiplicidade e construir um caminho democrático sólido. “Buscamos no PGP apontar um desenvolvimento sustentável para uma vida plena a nossa população, superando distorções históricas “, disse Martins.
Um PGP é um tipo de programa que cresce a cada semana, porque as colaborações muitas vezes se encaixam ou são complementares dentre um dos temas já elencados. No caso do PGP de Cubatão, são cerca de 250 pontos inicialmente.
Os sete eixos do PGP cubatense são: Educação, Saúde; Políticas Sociais; Direito à Cidade; Participação Cidadã; Transição Ecológica para a Sociedade do Século XXI e Cultura para a Cidadania.
Informações para a Imprensa: 13-99758-0076 (whats).