Desemprego e aumento da população em situação de rua aumentam ainda mais a importância das Políticas Sociais. No Programa de Governo Participativo (PGP) da pré-candidata a prefeita de Cubatão, Paula Ravanelli, do Partidos dos Trabalhadores, as politicas sociais têm destaque e foram tema da terceira reunião virtual do programa, em 4 de julho, realizada com técnicos da área para definição de propostas. O lançamento do PGP será no sábado, dia 8.

“Enfrentamos e talvez tenhamos uma crise mais forte ainda com a Covid-19, o que vai trazer reflexos em famílias de maior vulnerabilidade social. Ter uma Assistência Social voltada à garantia de condições mínimas de sobrevivência e reinserção ao mercado de trabalho e à cidadania atenuaria esse quadro”, explica Paula Ravanelli, procuradora municipal que pela primeira vez participa de um processo eleitoral.

Entre os primeiros pontos que foram listados para o PGP de Paula, estão a reestruturação dos serviços existentes, hoje esvaziados, como o CRAS, CREAS e Casas de Acolhimento, com base na Política Nacional de Assistência Social.

A preocupação com a Segurança Alimentar, com uma melhor estruturação do setor, é outro ponto já listado no PGP. Reestruturar o Centro Pop de Atenção à População de Rua, com a criação de um Serviço de Abordagem multidisciplinar, envolvendo a Saúde, a Educação e a Assistência Social também foi definido como prioridade.

Criar um setor de Direitos Humanos na administração popular, composto pelas coordenadorias das diversas políticas afirmativas e com capacitação continuada para servidores, líderes comunitários e população. Essa unidade concentraria os dados e a discussão das necessidades do Município em se tratando de Assistência Social.

Mais recursos para a Assistência Social no Município, com a ampliação das formas de financiamento, é outra proposta.

O Programa de Governo Popular (PGP) é uma sistematização dos pré-candidatos do PT a Prefeituras em todo o País e mescla diretrizes partidárias com as particularidades de cada município.

A pré-candidatura de Paula Ravanelli tem sete eixos definidos: Educação, Saúde; Políticas Sociais; Direito à Cidade; Participação Cidadã; e Transição Ecológica para a Sociedade do Século XXI e Cultura para a Cidadania.

“A sociedade pode participar de todos os temas, enviando propostas. Todas serão analisadas e estudadas a viabilidade delas. Já atualmente pelo paularavanelli.com.br é possível fazer isso”, afirma a pré-candidata.