O Papo com Paula da última terça, dia 5, foi com a lutadora olímpica de Wrestling Aline Silva, classificada para a Olimpíada de Tóquio e que mora em Cubatão, e o técnico de atletismo Adilson Ferreira, um dos grandes nomes do esporte cubatense. A Live teve grande público, mostrando que o Esporte continua a ser um dos pontos fortes de Cubatão, reconhecida nacionalmente como celeiro de atletas e técnicos de alto desempenho.

A conversa sobre esportes ocorreu justamente numa semana em que o Esporte brasileiro sofreu um duro golpe, com a notícia de que o Governo Federal cancelou o edital do Bolso Atleta, criado em 2005 pelo Governo Lula.

De volta ao Papo com Paula, Aline ressaltou que o Esporte em Cubatão, e mesmo no Brasil, não precisa de grandes investimentos em equipamentos físicos, como ginásios e pistas. A atual estrutura, com a devida manutenção, seria suficiente para formas novos atletas. “O que falta é investimento nas pessoas (atletas e técnicos)”, disse Aline. Ela criou e mantém há dois anos na Cidade o projeto Mempodera, com meninas de baixa renda, para que elas encontrem no Esporte um aliado para a vida.

Adilson, por sua vez, afirmou que os investimentos das indústrias têm caído ao longo dos anos e que, já na sua época de atleta, existia uma grande desconfiança das empresas quando o assunto é patrocínio com a intermediação do poder público. “Houve casos em que a própria empresa nos chamava para passar a ajuda diretamente”, recordou. O técnico acredita que novos setores privados, que ganharam força nos últimos na Cidade, como o de Transportes e Logística, deveriam investir mais no atleta que representa a Cidade.

Paula lembrou que seria necessário descolar o Esporte da política, com dispositivos legais que garantissem o financiamento necessário, sem que houvesse algum tipo de intermediação de agentes políticos (vereadores, prefeito). “Esses meios de financiamento até existem como lei municipal. Mas não receberam dotações nos últimos tempos”. A pré-candidata do PT à Prefeitura acredita que a própria comunidade esportiva deveria decidir o os destinos do investimento público no Esporte.

Você pode conferir a Live completa no Canal de Paula Ravanelli no YouTube no link abaixo