O mais recente Papo com Paula foi dedicado às Políticas Sociais, de total importância em momentos de crise econômica como o atual. Os convidados dessa live foram Pedro Costa, morador da Vila dos Pescadores e membro do Exército da Salvação, e a assistente social do Município Thays Emídio.
Paula Ravanelli afirmou que acompanhou todo o processo de implementação do Sistema Única de Assistência Social no País, quando atuava na Presidência da República. Esse sistema, segundo ela, foi uma grande vitória, porque houve um rompimento com a visão meramente assistencialista que predominava, ampliando as ações do setor.
Thays, que completou 17 anos como servidora da Assistência Social, recordou que nos últimos anos houve uma desestruturação dos serviços em Cubatão, com poucos e investimentos em pessoal. “Hoje funcionamos no sistema de plantão social, apenas”, resumiu.
Pedro Costa, por sua vez, argumentou que as políticas sociais sofrem com a descrença da população muito porque, embora ouvidos, os assistidos e outros munícipes nunca têm um retorno sobre o que responderam nos questionários dos serviços ou sobre suas sugestões. “É preciso uma forte resposta e mais prestação de contas para a população”, afirmou.
A pré-candidata do PT, que atuou diretamente na elaboração do Marco Regulatório do Terceiro Setor, lembrou que existe um grande descompasso ente as atuações dessas organizações e a administração municipal, no sentido de maior troca de informações e subsídios, principalmente sobre legislação, para que os convênio sejam mais efetivos e gerem melhores resultados nas políticas sociais existentes.
Confira na íntegra o Papo com Paula sobre Políticas Sociais no canal Paula Ravanelli no Youtube no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=PJSLz8AwZbA&t=3446s