Festa Literária e geração de renda são propostas do eixo Cultura para a Cidadania do PGP do PT de Cubatão

A sétima reunião temática do Programa de Governo Participativo (PGP) do PT de Cubatão foi dedicada à Cultura e Cidadania. Nela, foram definidas bases por técnicos, artistas e ativistas culturais do Município para que haja uma Cultura integrada à participação popular e dos estudantes e onde se encontre formas de geração de renda sustentada à classe artística local.   O PGP será lançado no sábado, dia 8, às 18 horas, em evento virtual.

Dentre 33 pontos elencados, podemos destacar a criação de uma Festa Literária e de festivais, maior destinação de recursos obtidos por meio dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) revertidos para as finanças municipais.

“Também acreditamos que a Cultura deva fazer parte da Educação das pessoas, nos diversos níveis, e cabe ao poder público viabilizar esse contato entre alunos e artistas”, afirma a pré-candidata do PT à Prefeitura, Paula Ravanelli.

Paula cita a implementação de programas de renda básica, como a moeda social, para garantir renda mínima também para artistas locais, que têm dificuldades imensas de financiamento e de sobrevivência.

Alguns dos temas discutidos por artistas e técnicos culturais incluem formas de permitir a diversidade cultural, valorização das pessoas e instituições que “fazem” e promovem a Cultura no Município, além do desenvolvimento econômico do setor.

Outras propostas foram relacionadas à manutenção dos próprios municipais reservados para a Cultura e à atividade cultural e a abertura de novos espaços, como escolas, para ofereçam à população o contato com a cultura em suas diversas formas. A preservação do Patrimônio Histórico também teve destaque como prioridade.

O reunião do Eixo Cultura para Cidadania encerrou os encontros temáticos técnicos do PGP do PT de Cubatão visando as eleições de novembro. Foram sete eixos de discussão e alinhamento de propostas: Educação, Saúde; Políticas Sociais; Direito à Cidade; Participação Cidadã; e Transição Ecológica para a Sociedade do Século XXI e Cultura para a Cidadania.