O tema foi a Gestão Democrática e Participação Cidadão foi o tem do Papo com Paula, Live de terça-feira da pré-candidata Paula Ravanelli. Um Plano de Cargos e Salários para o servidor, instituição de uma Escola do Servidor, Orçamento Participativo e um novo Plano Diretor, feito de forma participativa também, foram colocados pela pré-candidata como projetos seus para essa temática. A programação teve a participação de dois servidores: Franz Josef Hildinger, que atua na Controladoria Geral do Município e Serafim Neto, do Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação do município. Franz é servidor há 17 anos e Serafim, há 32.
Paula também tem como proposta reservar 30% dos cargos em comissão da Prefeitura reservador para servidores de carreira, seguindo medida adotada pelo Presidente Lula no Governo Federal. As péssimas condições físicas dos ambientes de trabalho nos próprios do Município, como escolas e salas do Paço com
Franz lembrou que os servidores querem condições mínimas de trabalho, como sabão e papel higiênico. “A comunidade está convidada para conhecer o Paço”. Franz afirmou também que que a Prefeitura retirou muitos benefícios do servidor, cortes salariais, entre outros. “São quatro anos de massacre, a Cidade fica fragilizada quanto tem um governo que não fica ao lado do servidor “.
Serafim Neto lembrou que o processo de terceirização que se assiste no Município e em muitas cidades e estados, é um grande curral eleitoral com indicação de pessoas para exercer cargos por meio de empresas. “O funcionário terceirizado nunca vai criar esse pertencimento ao serviço público. Porque, depois de alguns anos, o servidor vira parte de uma família. Muitos deles vestem a camisa. Eu duvido que isso aconteça em casos de terceirização”.
Confira no vídeo abaixo a íntegra dessa LIve: