O Diretório do PT Cubatão realizou no dia 27 de junho o seu encontro Plano de Governo Participativo (PGP) reservado ao tema Saúde. Cerca de 30 participantes se reuniram virtualmente. Foram apresentadas propostas para reforçar a participação popular nas decisões, com nova formatação dos conselhos municipais, além de ações de valorização do profissional da Saúde e maior foco na atenção básica (UBSs). As propostas para a Saúde da pré-campanha de Paula Ravanelli, no entanto, estão abertas ao longo desta semana à participação popular. O PGP terá lançamento oficial no sábado dia 8 de agosto.
“Alinhamos todas as propostas técnicas por temas das diferentes áreas da Saúde. Esperamos também uma grande participação popular por meio do nosso site”, afirmou Paula Ravanelli, que pela primeira vez participa de um processo eleitoral.
As propostas também têm sintonia com o Programa de Governo Participativo (PGP) do Partido dos Trabalhadores, como a defesa do Sistema Único de Saúde, o SUS, atenção básica humanizada, qualificação e gestão dos trabalhadores da Saúde. E atenção especializada integrada com atenção básica, urgência e emergência e hospitalares.
Outro ponto que consta do PGP do PT e que em Cubatão também vai merecer status de diretriz para o setor é a realização anual de concurso público para a Saúde, como forma de evitar a “compra “ de serviços de terceiros, uma praxe na administração pública que vem trazendo problemas, tanto para pacientes como para estados e prefeituras. Afetando também para os profissionais da Saúde.
Seis encontros virtuais do PGP da pré-candidata Paula Ravanelli foram realizados, com os temas Educação; Políticas Sociais; Direito à Cidade; Participação Cidadã; e Transição Ecológica para a Sociedade do Século XXI. Um sétimo encontro, para a área de Cultura, tem previsão para o sábado, dia 1.
Covid-19
Como não poderia deixar ser, a pandemia da Covid-19 mereceu destaque à parte, uma vez que a Cidade é uma das mais atingidas pelo coronavírus, face ao tamanho da população, entre todas as da Região Metropolitana da Baixada Santista e mesmo do Estado. Essas medidas têm caráter imediato, como a colaboração, e de enfrentamento ao pós-pandemia e alerta a possíveis novos surtos. Isso devido ao quadro de calamidade em Cubatão, com cerca de 160 vítimas fatais até o último dia 30 (julho) e 4.957 casos confirmados.
Foi indicado no PGP, entre outras medidas, a necessidade da Prefeitura disponibilizar acomodação para quem não tem condições de realizar isolamento social por questão espaciais, como trabalhadores da Saúde, moradores de residências pequenas e compartilhada com muitas pessoas.
Plano
Uma das maiores reclamações dos moradores de Cubatão na Saúde, o tempo de espera para atendimento foi destaque na pauta do encontro mediado por Paula Ravanelli. Para buscar um melhor atendimento, gastos maiores com a Saúde são necessários, com maior flexibilidade no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, principalmente no horário de funcionamento, e descentralização dos serviços.
A criação de novas UBs e reforma e adequação das existentes também foi aprovada, com a necessidade de se fortalecer o Programa de Saúde da Família e manter as equipes de Saúde mais estáveis, o que fortalece a relação profissional-paciente.
A valorização da mulher na sociedade, com amparo e igualdade de oportunidades, uma das principais linhas de atuação de Paula Ravanelli, não foi deixada de lado no programa da Saúde. São propostas a a tenção para mulheres vítimas de violência doméstica e o apoio psicológico para elas e também para as profissionais da Saúde (que são 87% dos servidores do setor). Programas focados em minorias, como LGBTQI+ e população em situação de rua, também foram contemplados pelo PGP.
Já para os servidores, a realização de concursos públicos para preenchimento das vagas abertas e a redução de jornada para 30 horas semanais (todas as categorias) são os principais pontos definidos pela pré-campanha de Paula Ravanelli.